Aprovado

Aluno de escola pública passa em Medicina na UFMA.

Meu nome é Emanuel Cabral, tenho 18 anos e fui aprovado para medicina na UFMA.

Quando eu tinha 11 anos, minha mãe foi diagnosticada com câncer de mama, a partir daí foram 3 anos de luta contra o câncer, processo que envolveu cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Entretanto, o câncer se espalhou e, em 2011, minha mãe faleceu. Conto isso porque este é o motivo de eu ter escolhido cursar medicina e a razão por eu não ter desistido.

Sou de uma família de baixa renda e estudei em escola pública. Apesar de ser o IFMA, o conteúdo do  ensino médio não foi ministrado direito. Eu tive química e física em três períodos, o mesmo com biologia, história e geografia. Ao fim do meu 3º ano, não obtive uma pontuação para medicina, nem para cogitar a lista de espera. Lembro que fiquei arrasado, e até pensei em desistir de tentar novamente.

Contudo, houve pessoas, incluindo minha família, que disseram que eu podia tentar de novo. Então, em 2015, eu fui para o cursinho. Foi um ano difícil, tendo que lidar com o fato de não ter passado de primeira. Porém, foi quando eu aprendi a estudar. O cursinho contava com uma psicóloga para acompanhamento e ela me convenceu a investir mais em exercícios. Eu ia para o cursinho pela manhã, tarde e noite, respondia bastante exercício, principalmente das matérias que eu tinha dificuldade. Aos poucos, meu desempenho foi aumentando nos simulados. E também na redação.

E no final, o esforço valeu a pena. Consegui a tão sonhada aprovação.

Alguns conselhos:

1) Não desistam nunca de cursar medicina. Não importa o tempo que leve!

2) Façam exercícios, simulados e respondam todas as provas do enem de 2009 à 2015.

3) Encontrem um objetivo pelo qual possam continuar lutando. Pensei muito em desistir, até no cursinho, eu fazia mil planos para o que podia ou não acontecer. Mas o desejo de salvar vidas, de tentar evitar que pessoas sofram como eu sofri com a morte da minha mãe.

Compartilhe esta história

Mais depoimentos

Aprovado
"Oi, pessoal! Bem, meu nome é Leonardo Magalhães, tenho 18 anos e sou de Belém, Pará. Hoje, passado o primeiro semestre como calouro de medicina, finalmente resolvi escrever e compartilhar um pouco da minha trajetória até aqui. Estive por muito tempo pensando no que escrever, tentando imaginar como contar para todos sobre as dificuldades para […]"
D

Depoimento de Leonardo Magalhães

Aprovado
"Queridos colegas e futuros colegas, antes de contar a minha trajetória até aprovação, começo me apresentando: sou Anésia, 24 anos e moro em Recife – Pernambuco. Minha história até a aprovação foi longa, mas não por conta de várias tentativas e sim, por questões da vida. Recordo-me que desde cedo gostava de assistir “Plantão Médico” […]"
D

Depoimento de Anésia Fonseca

Aprovado
"Bom, cá estou para dar o meu depoimento, como sonhei com este momento, e pensando bem é uma sensação quase tão boa quanto à aprovação. Meu nome é Uaslei Pereira Lima, tenho 20 anos, nasci em Pavussu localizada no sul do Piauí, sempre estudei em escola pública e a educação daqui não é exemplo para […]"
D

Depoimento de Uaslei Pereira Lima